24 de fev. de 2012

40 semanas!


40 semanas!
Muito amor!

♥ ♥    

Gravidez e Acupuntura


O  meu livro maravilhoso, que fala das fases da mulher de acordo com a MTC.


Tive (estou tendo) uma gestação muito tranquila e me senti bem em todos os momentos. Não tive enjôos, não fiquei com edemas ou inchaços e não tive nenhum desconforto maior. Fiquei super ativa e mesmo agora com uma barriga enorme, continuo muito bem disposta. Muitas pessoas me perguntam qual a minha receita. Acredito que uma pequena parte disso sejam fatores genéticos, mas grande parte vem de hábitos saudáveis. Aí eu posso incluir a minha alimentação (farei um post somente a respeito desse assunto), as minhas práticas de meditação, as minhas auto massagens com óleo, a minha prática pessoal de Yoga e claro as sessões semanais de acupuntura durante toda a gravidez. 

De acordo com a medicina tradicional chinesa, " A gestação é um momento de grande desgate energético para a mulher. Ela consome o seu Yin (seu corpo e sua matéria) e o seu Jing (sua essência) para formar o feto. Ela deve ter claro que os fatores de desgaste e de adoecimento encontram-se ligados à possibilidade de repouso, à alimentação equilibrada e saudável e às emoções". Portanto o meu cuidado foi realmente essencial para ficar bem e saudável durante esse processo. 

Eu como terapeuta ayurvédica, já tinha uma base de cuidados para as grávidas e quando comecei a conhecer melhor a medicina tradicional chinesa, vi que elas têm muito em comum. Então formei uma dupla que deu muito certo. Lendo o maravilhoso livro "O Domínio do Yin" da minha querida médica, Dra. Helena Campiglia entendi que: " O primeiro grande foco da acupuntura na gestação é promover o aumento do Qi ( o mesmo que Prana, ou energia vital) e do Jing (sua essência) da gestante. 
A mulher que carrega um ou mais filhos em seu ventre precisa de energia em dobro para si e para seu(s) bebê(s)".

Por isso, tudo o que a gestante fizer para aumentar seus níveis de energia, serão benéficos tanto para ela quanto para seu bebê. Então o meu conselho é: cuide-se! Muito! Aprecie essa fase e conecte-se de todas as maneiras com energias positivas. Se possível, diminua o ritmo no trabalho e evite situações de muito stress. Melhore seus hábitos, faça exercícios físicos moderados e Yoga e aprenda a respirar direito. Seu bebê é fruto das suas escolhas. E ao se cuidar bem, você faz uma declaração de amor à essa nova vida em seu ventre. 

Namastê!


23 de fev. de 2012

Keep Calm Baby



Pode vir sem pressa, com calma e no seu tempo.
Mamãe e papai estão aqui te esperando e respeitando o seu momento.
Curta cada momento dentro da barriga da mamãe.
E quando chegar a hora, o Universo vai te receber de braços abertos.

♥ ♥ 

22 de fev. de 2012

Momentos Mágicos

Meu pequeno altar iluminado para Shiva, essa semana.


Tenho vivido momentos ( de pura emoção!) de espera. Esperando o meu pequeno anjinho estar pronto para vir ao mundo. E é muito provável que ele chegue ainda essa semana. E que momento mais lindo para a chegada dele! 

Dia 20 de fevereiro foi celebrado na India, o Mahashivaratri, dia do Deus Shiva. Shiva simboliza as transformações e renovações. Perfeito para o meu momento, para o meu novo ciclo. Essa semana também entramos na Lua nova do signo de Peixes, que é tida com a Grande Mãe, a Mãe Sagrada. E hoje é comemorado o ano novo Tibetano, chamado de Losar

E os quinze dias após essa data, são dos mais importantes no calendário budista, neste período, é dito que as bênçãos de Buda recaem sobre todos os que rezarem unidirecionalmente, reconhecendo a essência iluminada que permeia a tudo. 

Momentos mágicos não? 
Momentos de puro deleite, abertura e expansão.

 E para celebrar esses momentos e a chegada do meu pequeno, 
deixo uma linda prece que uma amiga me ensinou. 

My baby knows when to be born
My baby knows how to be born
My baby is moving down
My body is softening and opening
My baby fits my pelvis perfectly
My body knows how to give birth
I am enjoying this.



17 de fev. de 2012

Epi-No:.Flexibilidade e fortalecimento do períneo


Vocês já ouviram falar desse aparelhinho? Não? Pois é, eu também nunca tinha ouvido falar até uns meses atrás. O Epi-No é um aparelho alemão usado para exercitar a musculatura do períneo durante a gravidez. Com a utilização do equipamento é possível quantificar a flexibilidade da musculatura da região, evitando assim a ocorrência de episiotomia e outras lesões que podem ocorrer durante o parto. Quando o períneo permanece intacto, os músculos e tecidos se recuperam mais facilmente.

O método de treinamento tem três etapas. Você deve iniciar os exercícios três semanas antes da data prevista do parto, com mais ou menos 37 semanas. 

Eu faço a massagem no períneo com o óleo (como expliquei no post anterior), e logo em seguida começo os exercícios com o Epi-No.

No começo pode ser um pouco incômodo e estranho, mas vá com calma e aprenda a conhecer seu corpo. Não tenha pressa!

Como usar o Epi-No?

Insira o balão na vagina. Depois contraia e relaxe os músculos contra o balão para criar resistência. Lentamente infle o balão, até um ponto que seja confortável. A cada dia o balão pode ser inflado e esticado mais e mais, mas esse progresso acontece aos poucos. Fique tranquila, não há nenhum risco para o seu bebê! Fique com ele inflado por alguns minutinhos. Após o alongamento, relaxe os músculos do assoalho pélvico e permita que o balão deslize pra fora. Isso vai te familiarizar com a sensação da saída da cabeça do bebê.

Infelizmente o Epi-No ainda não é vendido aqui no Brasil. Mas dá pra comprar pela internet e pedir que alguém que more na Europa mande por correio.
Fica aqui essa dica tão preciosa para as gravidinhas  que escolheram o parto normal.

Mas se você não tiver acesso ao Epi-No, continue com a massagem no períneo, exercícios de Kegel (contração do períneo), que tenho certeza o resultado será maravilhoso!

Boas práticas!

Namastê!

15 de fev. de 2012

Massagem no Períneo


Tenho feito algumas coisas como preparação para a hora do parto. Uma das que eu acho mais importantes é a massagem do períneo. Para as gestantes que querem o parto normal é fundamental!

 Ela prepara esse músculo de papél tão importante no trabalho de parto, nos ajuda a ter mais consciência de onde ele se localiza e o que ele realmente faz. A massagem serve também para deixar o períneo mais flexível, facilita a passagem do bebê e evita que haja alguma laceração. A massagem é feita sempre com um bom óleo vegetal, de preferência prensado a frio. Pela Ayurveda a melhor escolha é o óleo de gergelim puro. É o óleo mais nutritivo e indicado para essa fase da mulher. Mas você também pode utilizar o óleo de oliva extra virgem (sim, aquele da cozinha!), óleo de coco ou o óleo de calêndula da Weleda. Evite óleos com aromas e cheiros.

O ideal é iniciar a massagem por volta de 35 semanas de gestação.
Eu sempre tomo um bom banho quentinho antes da massagem, ajuda a relaxar e faz parte do ritual.

Depois do banho esquente um pouquinho o óleo, deixe ele morninho.
Você pode utilizar uma panelinha elétrica e esquentar em banho maria por alguns minutinhos.

Se não tiver tempo, esfregue-o bem nas palmas das mãos antes da massagem.

Utilize uma quantidade suficiente para uma boa lubrificação,
 uma a duas colheres de chá cheias já é o suficiente.

Deite-se na cama com as pernas afastadas
e coloque uma toalha embaixo do corpo,
assim você evita de manchar seu lençol com o óleo.

Encontre o períneo, é uma área onde tem uma curva fibrosa, perto da região anal.

Faça a massagem com o dedão, num vai vem em forma de U. Pode colocar uma certa intensidade no movimento, mas não pode de jeito nenhum sentir dor! No início é normal a área estar sensível, e até que ocorra um formigamento na região. Mas relaxe e imagine seu bebê saindo por lá tranquilamente.

Pouco a pouco a flexibilidade do períneo aumentará e você sentirá a diferença pelo toque.

Continue até o final da gravidez.

Seu bebê e seu corpo agradecem!
Boa sorte mamães!

Namastê!

14 de fev. de 2012

Gerar uma Vida



Estou passando por um momento muito divino, muito especial 
(senão o mais especial) em minha vida. 
Gerar um ser é a transformação mais intensa, mais pura 
e mais espiritual que uma mulher pode experimentar. 
O encontro com o seu lado maternal, com as forças da natureza, 
com a deusa primordial que existe dentro do nosso ventre, 
dentro da nossa alma é algo a ser vivenciado plenamente, vivamente, corajosamente!
Sim, é preciso coragem, pois com toda essa beleza, vem os medos, 
as incertezas, as dúvidas e os questionamentos. 
Considero-me em um enorme retiro de 9 meses. 
Um retiro para o mais profundo canto do meu ser. 
Um ser que agora se mistura com outro ser, com outra alma, com outro coração. 
União de duas almas, união do meu amor, do amor do meu companheiro, união de luz. 
Já que é a união do mais puro amor, 
é a maior prática de Yoga que já fiz... 
pois Yoga significa União.

Agradeço ao Universo por esse momento milagroso em minha caminhada.
Agora mais do que nunca, sinto a presença de todos os Deuses e Deusas, 
de todos os Budas e energias cósmicas, e me entrego à sabedoria ancestral da Mãe Terra.

Jai Ma!
Namastê

Theo



O pequeno Theo está quase chegando...

May the long time sun shine upon you!
All love surround you!
And the pure light within you, guide your way on!

Pode vir, com calma.
Aqui tem todo amor do mundo te esperando.