15 de fev. de 2012

Massagem no Períneo


Tenho feito algumas coisas como preparação para a hora do parto. Uma das que eu acho mais importantes é a massagem do períneo. Para as gestantes que querem o parto normal é fundamental!

 Ela prepara esse músculo de papél tão importante no trabalho de parto, nos ajuda a ter mais consciência de onde ele se localiza e o que ele realmente faz. A massagem serve também para deixar o períneo mais flexível, facilita a passagem do bebê e evita que haja alguma laceração. A massagem é feita sempre com um bom óleo vegetal, de preferência prensado a frio. Pela Ayurveda a melhor escolha é o óleo de gergelim puro. É o óleo mais nutritivo e indicado para essa fase da mulher. Mas você também pode utilizar o óleo de oliva extra virgem (sim, aquele da cozinha!), óleo de coco ou o óleo de calêndula da Weleda. Evite óleos com aromas e cheiros.

O ideal é iniciar a massagem por volta de 35 semanas de gestação.
Eu sempre tomo um bom banho quentinho antes da massagem, ajuda a relaxar e faz parte do ritual.

Depois do banho esquente um pouquinho o óleo, deixe ele morninho.
Você pode utilizar uma panelinha elétrica e esquentar em banho maria por alguns minutinhos.

Se não tiver tempo, esfregue-o bem nas palmas das mãos antes da massagem.

Utilize uma quantidade suficiente para uma boa lubrificação,
 uma a duas colheres de chá cheias já é o suficiente.

Deite-se na cama com as pernas afastadas
e coloque uma toalha embaixo do corpo,
assim você evita de manchar seu lençol com o óleo.

Encontre o períneo, é uma área onde tem uma curva fibrosa, perto da região anal.

Faça a massagem com o dedão, num vai vem em forma de U. Pode colocar uma certa intensidade no movimento, mas não pode de jeito nenhum sentir dor! No início é normal a área estar sensível, e até que ocorra um formigamento na região. Mas relaxe e imagine seu bebê saindo por lá tranquilamente.

Pouco a pouco a flexibilidade do períneo aumentará e você sentirá a diferença pelo toque.

Continue até o final da gravidez.

Seu bebê e seu corpo agradecem!
Boa sorte mamães!

Namastê!

2 comentários:

  1. Adorei!! Vai me ajudar muito! Vou acompanhar seus blogs sempre! Estou de 20 semanas, minha anjinha se chama Mariah! Obrigada por compartilhar conhecimentos tnao importantes! Namastê

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou de onze semanas, e quero muito parto normal, quando é recomendado iniciar às massagens??
    Bjos

    ResponderExcluir