17 de fev. de 2012

Epi-No:.Flexibilidade e fortalecimento do períneo


Vocês já ouviram falar desse aparelhinho? Não? Pois é, eu também nunca tinha ouvido falar até uns meses atrás. O Epi-No é um aparelho alemão usado para exercitar a musculatura do períneo durante a gravidez. Com a utilização do equipamento é possível quantificar a flexibilidade da musculatura da região, evitando assim a ocorrência de episiotomia e outras lesões que podem ocorrer durante o parto. Quando o períneo permanece intacto, os músculos e tecidos se recuperam mais facilmente.

O método de treinamento tem três etapas. Você deve iniciar os exercícios três semanas antes da data prevista do parto, com mais ou menos 37 semanas. 

Eu faço a massagem no períneo com o óleo (como expliquei no post anterior), e logo em seguida começo os exercícios com o Epi-No.

No começo pode ser um pouco incômodo e estranho, mas vá com calma e aprenda a conhecer seu corpo. Não tenha pressa!

Como usar o Epi-No?

Insira o balão na vagina. Depois contraia e relaxe os músculos contra o balão para criar resistência. Lentamente infle o balão, até um ponto que seja confortável. A cada dia o balão pode ser inflado e esticado mais e mais, mas esse progresso acontece aos poucos. Fique tranquila, não há nenhum risco para o seu bebê! Fique com ele inflado por alguns minutinhos. Após o alongamento, relaxe os músculos do assoalho pélvico e permita que o balão deslize pra fora. Isso vai te familiarizar com a sensação da saída da cabeça do bebê.

Infelizmente o Epi-No ainda não é vendido aqui no Brasil. Mas dá pra comprar pela internet e pedir que alguém que more na Europa mande por correio.
Fica aqui essa dica tão preciosa para as gravidinhas  que escolheram o parto normal.

Mas se você não tiver acesso ao Epi-No, continue com a massagem no períneo, exercícios de Kegel (contração do períneo), que tenho certeza o resultado será maravilhoso!

Boas práticas!

Namastê!

Um comentário:

  1. Suuuuper indico!
    Pietra nasceu de parto normal, pélvica (de bumbum pra baixo) e eu não tive nem uma laceração. Meu médico não faz episiotomia (corte no perineo para facilitar a passagem do bebê) e mesmo assim, nem um cortinho se quer... Dá-lhe Epi No e massagem no perineo.
    bjo
    Lua

    ResponderExcluir